Escolas particulares em Uberlândia

Colégio Nacional

Escolas particulares em Uberlândia

Avenida Araguari, 100
Uberlândia - MG

Veja mapa e telefone

Mais sobre Escolas particulares Uberlândia



As escolas particulares são ambientes voltados para a educação do jardim de infância ao 3º ano do ensino médio. Cada escola poderá definir em quais séries quer trabalhar ou se abordará todas as séries, por exemplo, jardim de infância, ensino médio ou ensino fundamental.

As mensalidades destas escolas são realizados mensalmente e seu valor corresponde a série estudada, pois depende dos materiais e áreas usadas. Algumas das escolas particulares mantêm regras rígidas que devem ser seguidas à risca com penalidades máximas, como expulsão, caso não sejam cumpridas. Também existem as escolas privadas comandadas por governantes, como as escolas militares, onde só poderão estudar as crianças e adolescentes filhos ou que possuam parentes com militares efetivos ou aposentados.

Vista do saguão de escola particular americana

Vista do saguão de escola particular americana

Conhecidas por oferecerem ensino educacional melhor do que as escolas públicas, muitas delas oferecem provas de bolsas para crianças e jovens carentes, ou seja, aqueles que conseguirem pontuação máxima ou se sobressair dentre os demais concorrentes poderá ganhar bolsa integral ou parcial, não podendo ficar de recuperação ou tirar nota abaixo da média.

As definições de colégio e escola são confundidas no Brasil, denominando escolas particulares como colégio e escolas para as públicas. Porém, colégio é atribuído quando quaisquer escolas, seja privada ou gratuita, oferece, além do ensino fundamental, o ensino médio. Mas, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil a denominação de colégio não é citada e sim escolas para ensino fundamental e médio.

O grande desafio encontrado pelos pais dos alunos das escolas particulares são as mensalidades. Para o ano de 2013, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais declarou que haverá um reajuste na mensalidade de 8% a 11%. A indicação é que caso os pais achem o valor fixado abusivo poderão denunciar no PROCON do município, mas não antes de negociar descontos.

O grande impasse encontrado pelos alunos de escolas privadas ao entrar em faculdades públicas ou particulares são as cotas ou bolsas de descontos. Eles não têm direito a nenhuma programa de inclusão e deve-se pagar e concorrer normalmente, mesmo aqueles que estudaram com bolsas integrais em escolas de ensino médio e fundamental das escolas particulares. Salvo em alguns casos e algumas faculdades federais.